
Velejar no cartão postal da cidade do Rio de Janeiro parece um sonho, mas vai se tornar realidade. O Clube dos caiçaras vai sediar, nos dias 5 e 6 de novembro, o Rio Women’s Cup, o primeiro campeonato de Snipe exclusivo para mulheres.
No Brasil, a maior parte das escolinhas, tanto de Optimist quanto de vela adulta, possui equidade de gênero, ou seja, o mesmo número de praticantes homens e mulheres. Mas muitas mulheres desistem de velejar depois delas.
Por ter fabricação nacional e custo acessível, e por ser uma classe com bastante número de velejadores e campeonatos, o Snipe se torna uma excelente forma de reter novas velejadoras no Brasil. Além disso, é considerado um barco-escola, sendo um ótimo treinamento para em outras classes. No Brasil, a classe Snipe conta com velejadores de ponta, campeões mundiais e também olímpicos estão sempre nas raias.
O objetivo de realizar campeonatos exclusivamente femininos é incentivar para que novas praticantes conheçam melhor a classe e suas velejadoras, e queiram assim fazer parte dela. Também é fundamental na formação de timoneiras, já que muitas velejadores entram na classe como proeiras e assim permanecem. Um campeonato feminino permite que as meninas se aventurem também no leme do barco, entendendo que são capazes de exercer tal função.
Se inscreva em https://www.riowomenscup.com.br/
Categorias:News